Institucional

Nossa História

Dois irmãos, uma ideia e um exemplo a ser seguido, estas foram as principais ferramentas utilizadas por Jatir e José Luis, para em 22 de abril de 1986, na cidade de Marau, interior do Rio Grande do Sul, fundarem a Oniz Representação e Distribuição de Produtos Alimentícios Ltda, hoje a atual Oniz Distribuidora Ltda.

 

Na época os irmãos José Luís e Jatir Turmina, começaram a acumular finanças para a compra de dois veículos Kombi. A ideia era usá-las como meio logístico e montar um pequeno atacado. Para isso firmaram o compromisso de trabalhar muito e todo o lucro ser investido no crescimento da empresa.

 

O nome Oniz, é uma homenagem aos pais, Ondina e Luiz. A primeira, símbolo de força e segurança para a família. O segundo, exímio vendedor e exemplo de honestidade e humildade, que infelizmente falecera quando Jatir e José Luis ainda eram adolescentes. Foi a trajetória do pai nas vendas que motivou os jovens nos negócios e os fizeram a idealizar-no como o melhor vendedor do mundo. Os valores resguardados pela família Turmina foram fundamentais e, ainda são, para o crescimento contínuo da Oniz e a conquista da confiança dos seus clientes.

 

Em 1990, a Oniz troca de endereço e instala-se no município vizinho de Passo Fundo, principal cidade do norte gaúcho e cenário ideal para expandir os negócios. Aos poucos a Oniz se desenvolveu, capacitou pessoas e conquistou novas regiões pelo interior do estado, que a levaram em 1995, receber o primeiro prêmio de grande destaque, o de “Melhor Distribuidor da Região”, pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS).

 

A entrada no mercado da Região Metropolitana de Porto Alegre, no ano de 2000, representou um novo marco na história da Oniz. Implantada na cidade de Cachoeirinha, uma nova unidade colocou a empresa como a principal distribuidora do estado do Rio Grande do Sul. A prova disso foi a conquista do primeiro Carrinho AGAS, sendo eleita pelos supermercadistas gaúchos como a distribuidora do ano de 2001. Desde então, a Oniz venceu mais 12 vezes a categoria, sendo que de 2003 a 2011, venceu de forma consecutiva todas as premiações, tornando-se uma das maiores vencedoras da história do prêmio. Ainda em 2003, a Oniz expandiu suas fronteiras e iniciou os seus negócios no estado do Paraná, com a abertura de uma filial em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

 

Em 2009, a conquista do prêmio Top Ser Humano, promovido pela ABRH – RS, colocou a Oniz como referência em gestão de pessoas no estado. O crescimento e a estruturação não pararam e, em outubro do mesmo ano, a Oniz inaugurou a unidade de Marília, no Noroeste do estado de São Paulo, sendo a única filial fora da Região Sul do Brasil. No ano de 2013, buscando atender a Região Noroeste do Paraná, de maneira ágil e eficiente, a Oniz implantou em Mandaguaçu a sua segunda filial no estado. Já em 2015, a empresa voltou a abrir uma nova filial em solo gaúcho. Implantada em Santa Maria, na Região Central, a unidade foi criada para atender as demandas das Regiões da Fronteira e Sul do estado.

 

De uma simples ideia de montar um atacado, mantendo suas tradições e valores familiares, definindo seus objetivos e empenhando-se para alcançar os melhores resultados, a Oniz construiu muitos sonhos junto de uma grande empresa. São mais de 30 anos de conquistas e sucesso!